Seja Bem Vindo

 
15% de desconto para Pessoa Jurídica

ÓLEOS VEGETAIS

 

Óleos vegetais prensados a frio e óleos vegetais

ÓLEO EXTRA VIRGEM – PRENSADO FRIO:
Os óleos vegetais são obtidos por prensagem a frio de grãos/sementes. Óleos prensados a frio são obtidos pela prensagem a frio dos grãos/sementes e são chamados de extra virgem, quando são obtidos na primeira prensagem. Após prensagem são filtrados... São óleos puros, 100% naturais, tem certo custo/preço de venda em função do seu rendimento (quantidade de óleo existente nos grãos/sementes) e do custo de processamento. Tem cheiro e cor fortes, característicos dos grãos/sementes. Dependendo o uso e aplicação onde são exigidos um óleo mais neutro em termos de cor e cheiro, pode ser refinado de duas formas:

1- REFINADO QUIMICAMENTE a partir do óleo prensado frio, com uso de solvente. O custo pode aumentar em função de mais um processo produtivo.

2- REFINADO MECANICAMENTE usando um destilador molecular, onde o óleo é melhorado em termos de cor e cheiro e também pode ocorrer um aumento da concentração dos princípios ativos do óleo, retirando partes indesejáveis e aumentando vida útil do produto, melhorando a estabilidade do óleo (com retirada de componentes que causam prejuízo ao óleo, que podem rancificar ou aumentar acidez do óleo com tempo). Este processo é chamado de ultrapurificação e causa ao produto final um aumento de preço/custo, pois além de um reprocesso , temos perdas no processo.

REFINADO: Quando a primeira prensagem dos grão/sementes, ainda fica retido na "torta" (bolo residual da prensagem) uma quantidade de óleo que não foi retirado no processo de prensagem. Esta torta seria um descarte, passa por um processo de extração química com uso de solvente que após extração do óleo, É removido/recuperado o solvente do óleo, tornando o óleo puro (não tem nenhum outro componente além do próprio óleo vegetal extraído), mas muitos entendem que se trata de um óleo que não é mais 100% natural, apesar de puro (sem misturas). É um óleo que interessa muito nas aplicações que pedem um óleo de custo mais acessível. Também aqui é tratado como um óleo refinado, a partir da extração química, com uso de solventes, a partir da "torta".