Quartenário de Amônia (Cetac 29% VIC)

    A partir de
  • R$6,24


Opções disponíveis


Nome do produto: Cloreto de Cetil Trimetil Amônio (Quaternário de Amônio

29%)

Nome Químico: Sal de Alquil Amônio Quaternário

INCI: Cetrimonium Chloride

CAS: 112-02-7

Fórmula Molecular: CH3(CH2)15 N + (CH3)3 Cl -

Categoria:  Tensoativo catiônico.

 

APLICAÇÃO

Cosmética.

É um tensoativo catiônico aplicado como agente anti – estático, na formulação de condicionadores, cremes rinse, bálsamos, cremes capilares e fixadores de penteados. Sua combinação com matérias primas usuais para pós tratamento, melhora nitidamente a penteabilidade a úmido e a seco. Outra característica é sua excelente ação amaciante sobre os cabelos, acentuando seu brilho, além de sua performance nos setores onde são importantes os umectantes catiônicos como, por exemplo: no tingimento, na oxigenação e na ondulação dos cabelos.

 

Farmacêutica. Além das aplicações mencionadas, é o quaternário mais indicado para obtenção industrial de antibióticos na indústria farmacêutica.

Desinfetantes e similares. é também freqüentemente utilizado em associação com o CLORETO DE BENZALCÔNIO em formulações de desinfetantes e similares.

 

CONCENTRAÇÕES DE USO

De acordo com a formulação, tendo como faixa usual 1% de matéria ativa.

 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Tensoativo catiônico utilizado em condicionadores capilares processados à quente. Proporciona ao fio de cabelo maleabilidade e desembaraçamento. Em pequenas concentrações este produto é capaz de neutralizar as cargas negativas do fio de cabelo, proporcionando maciez e volume. Utilizado em cremes condicionadores, cremes rinses e cremes para pentear.

Aumentando a dosagem do produto observa-se uma considerável melhora nos efeitos citados.

Devido à sua carga catiônica o Cloreto de Cetil Trimetil Amônio é substantivo à pele e ao cabelo. Essa característica associada à sua excelente propriedade umectante e emulsificante, bem  como  a  sua  pronunciada  ação  antiestática  e  moderada  ação  bactericida,  torna-o importante produto para aplicação na indústria cosmética.

É compatível com todas as matérias primas não iônicas, catiônicas e anfóteras. Com os tensoativos aniônicos, o produto leva à formação de sais eletroneutros, dificilmente solúveis em água, que podem ser solubilizados no excesso de componente aniônico. Não foram constatados fenômenos de incompatibilidade em misturas do produto como por exemplo: PVC, PVP/VA, PVA, SHELLAC, etc.

Em pH ácido o Cloreto de Cetil Trimetil Amônio é perfeitamente compatível com derivados protéicos. Na qualidade de sal quaternário de amônio o Cloreto de Cetil Trimetil Amônio 50 possui excelente estabilidade numa ampla faixa de pH. Ao contrário de aminas terciárias (catiônicas  de  reação  ácida),  o  produto  conserva  a  carga  positiva,  mesmo  em  soluções alcalinas.

É solúvel em água e alcoóis inferiores em qualquer proporção.  É  normal  poder  observar  no  produto  a  baixa  temperatura,  ligeira  turvação  ou floculação, que é plenamente invertida com agitação e ligeiro aquecimento.

Possui pronunciado efeito antiestático sobre o cabelo, quando aplicado em soluções aquosas e alcoólicas. Em combinação com agentes doadores de consistência e formadores de filme, reduz o escovar dos cabelos, não perdendo sua principal característica, ou seja, a sua ação antiestática.

Os cabelos prejudicados por oxigenação, ondulação permanente ou por desengorduramento excessivo, tendem a embaraçar. O Cloreto de Cetil Trimetil Amônio em combinação com as matérias usuais para pós-tratamento melhora sensivelmente a penteabilidade a úmido e a seco.

É igualmente notável a ação amaciante do Cloreto de Cetil Trimetil Amônio 50 sobre os cabelos, conferindo a esse mais brilho. O produto Cloreto de Cetil Trimetil Amônio 50 possui uma moderada ação antimicrobiana.

Baseado na sua boa ação antiestática, o Cloreto de Cetil Trimetil Amônio 50 é apropriado para o  uso em cremes rinse, condicionador capilar, bálsamos e fixadores de penteados. Com a aplicação desse produto, melhora-se nitidamente a penteailidade à úmido e a seco, o brilho, o toque e a estrutura geral do cabelo. Além das aplicações mencionadas o Cloreto de Cetil Trimetil  Amônio  tem  interessante  performance  nos  setores  onde  são  importantes  os umectantes  catiônicos  como,  por  exemplo:  no  tingimento,  na  oxigenação  e  na  ondulação permanente dos cabelos.

Além das aplicações mencionadas o Cloreto de Cetil Trimetil Amônio tem interessante performance nos setores onde são importantes ou umectantes catiônicos como, por exemplo: no tingimento, na oxigenação e na ondulação permanente dos cabelos. É por excelência destinado à produção de ação antiestática com a finalidade de neutralizar as cargas negativas do cabelo, originais de tratamentos de lavagens aniônicas e de ação das interpéries, tendo a sua melhor performance na faixa de pH entre 3,0 e 6,0. Para os condicionadores destinados ao tratamento posterior ao descoloramento, permanentes e tingimento, deve atuar com o produto na faixa de pH entre 3,5 e 4,0.

Incompatibilidades: Tensoativos Aniônicos todos (Lauril Sulfato de sódio, Lauril Éter Sulfato de Sódio, alquilsulfonatos, Produtos de Saponificação, etc), proteínas, polissorbatos, carboximetilcelulose (CMC), e pHs fortemente alcalinos.

 Escreva uma avaliação

Você visualizou