Soda Cáustica Escama 99%

    A partir de
  • R$15,30


Opções disponíveis


Nome do produto: Soda Cáustica 99%

Nome Químico: Hidróxido de Sódio 

INCI:  Sodium Hydroxide

CAS:  1310-73-2

Fórmula Molecular: NaOH

Peso Molecular: 39,99

Categoria:  Alcalinizante, Neutralizante Alcalino, Desincrustante

Essa base é comercializada e muito conhecida cotidianamente como soda cáustica, pois ela é altamente corrosiva, causando queimaduras graves em todos os tecidos animais. Além de corrosivo, o hidróxido de sódio também é bastante tóxico e muito solúvel em água, o que inclusive é uma dissolução que libera grande quantidade de calor, sendo um processo exotérmico.

É um sólido branco, cristalino, com ponto de fusão igual a 318°C e que tem a propriedade de absorver água do ar (higroscópico), tornando-se um líquido incolor quando exposto ao ambiente por um tempo.

Ele é largamente aplicado na indústria, na purificação de derivados de petróleo e de óleos vegetais, na fabricação de produtos de uso doméstico (como desentupidores de pias e ralos e na remoção de sujeiras pesadas) e na preparação de produtos orgânicos (como papel, celofane, seda artificial, celulose, corantes e, principalmente, sabão).

Desde a Antiguidade o homem realiza a reação química para a produção de sabão a partir do uso da soda cáustica, pois ela reage com óleos e gorduras, convertendo-os em substâncias solúveis e fluídas, que são removidas pela lavagem.

O uso da Soda Cáustica pode ser  arriscado,  se o  manuseio  não  observar  procedimentos  simples  porém básicos  de segurança, uma vez que é um produto altamente cáustico.

Mas, tomadas as devidas precauções, você poderá manuseá-lo com tranquilidade. É necessário para seu manuseio o uso de luvas de látex, máscara e óculos de proteção.

Sua manipulação também deve ser feita em ambientes arejados.

O Hidróxido de sódio absorve rapidamente a umidade do e faz com que as escamas grudem e formem blocos, tornando difícil seu manuseio, por isso, procure não expor as escamas ao ar por muito tempo.

 

Cuidados:

Ingestão: Pode causar danos graves como diarréia e outros danos permanentes ao sistema gastrointestinal.

Inalação: Irritação com pequenas exposições, danoso ou mortal em altas doses.

Pele: Perigoso. Os sintomas vão desde irritações leves até úlceras graves.

Olhos: Perigoso. Pode causar queimaduras, danos na córnea ou conjuntiva.

 

Informações Técnicas:

O hidróxido de sódio (NaOH), também conhecido como soda cáustica, é um hidróxido cáustico usado na indústria, principalmente como base química, na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel. Trata-se de uma base forte.

Apresenta ocasionalmente uso doméstico para a desobstrução de encanamentos e sumidouros, pois dissolve gorduras. É altamente corrosivo e pode produzir queimaduras, cicatrizes e cegueira devido à sua elevada reatividade.

Reage de forma exotérmica com a água e é produzido por eletrólise de uma solução aquosa de cloreto de sódio (salmoura), sendo produzido juntamente com o cloro.

 Escreva uma avaliação

Você visualizou