Veículo (base pronta) para perfumaria fina com registros de Químicos Responsáveis na sua elaboração;
Desenvolvido à base de álcool de cereais, fixador para perfumaria fina, propilenoglicol e água deionizada, com formulação ideal para fabricação artesanal de perfumes e aromatizadores de ambientes.
Basta acrescentar essência e corante de sua preferência e deixar macerar após o preparo por mínimo de 48 horas, alternando congelador e ambiente escuro para evaporação do álcool e fixação da aromática.
CLASSIFICAÇÃO DAS FRAGRÂNCIAS:
- Cítricos Florais: quando utilizam matérias-primas extraídas de cascas de frutas tais como lima, limão, laranja, pomelo, tangerina, mandarina, entre outras. Também denominam-se "frutados".
- Florais Aldeídos: a matéria prima é extraída das flores naturais ou desenvolvida sinteticamente em laboratórios. As notas tem caráter delicado, sutil e discreto.
- Fougère: elaborado a partir de matérias-primas leves e frescas, normalmente extraídas de madeira, por isso são conhecidos como amadeirados, e a elas se juntam a mistura de álcoois, tubérculos e raízes. São muito utilizados em fragrâncias masculinas.
- Chipre Florais: fabricados com matérias-primas advindas de musgos, normalmente do carvalho. São os perfumes mais clássicos e sofisticados.
- Orientais Florais: suas misturas são constituídas normalmente das tuberosas, baunilha, patchouly, ylang ylang. Inspiram sofisticação, são marcantes, misteriosos e super sensuais.
- Couros Secos: fragrâncias extremamente secas, com características dominantes. Suas matérias primas são extraídas do tabaco, de madeiras, couros, musgos etc.
- Aldeídos Florais: geralmente são misturas sintéticas, também usadas nos perfumes muito clássicos e sofisticados. Possuem um certo frescor inicial característico e picante.
- Aromáticos Secos e Frutados: são misturas de secos e frutados, que criam uma fragrância híbrida. Geralmente usam condimentos como cominho, estragão e manjericão, além de especiarias como o cravo, canela, noz-moscada e até mesmo a pimenta.
MISTURANDO OS AROMAS:
Se você já teve experiência em manipular essências já deve ter tentado fazer algumas misturas com elas não é? Da mesma forma, que já deve ter ficado perdida com a infinidade de possibilidades. A regrinha abaixo, vai auxiliar você nas misturas para que realize-as com maior objetividade.
É a classificação das notas olfativas em Notas de Cabeça, Corpo e Fundo.
- Nota de Cabeça: É o aroma que dá o impacto inicial que percebemos ao abrir o frasco do perfume. É acentuada pelo uso de ingredientes altamente voláteis como: óleos cítricos, lavanda ou petitgrain. Dura aproximadamente 30 minutos e compõe de 15 a 20 % do aroma.
- Nota de Corpo: É o tema do perfume e que dá a personalidade. Dependem dela o sucesso do perfume. São utilizados os aromas com grande tenacidade e baixa volatilidade: especiarias como o cravo, os florais como rosa, ylang-ylang, compostos químicos como os aldeídos, amadeirados: patchouli, sândalo. Duram aproximadamente de 30 minutos a 8 horas e compõem de 50% a 60% da essência;
- Nota de Fundo: O que remanesce depois de algumas horas após a evaporação da parte volátil: notas pesadas, amadeiradas e almíscar. Dura de 8 a 24 horas e compõem de 20 a 30% da essência.
Ou simplificando mais ainda, utilize a proporção:
- 3 partes para Notas de Corpo
- 2 partes para Notas de Fundo e
- 1 parte para Notas de Cabeça