Mono e Sesquiterpenos são os principais componentes dos óleos essenciais, enquanto os outros terpenos são componentes de bálsamos, resinas, ceras e borrachas.
O mais conhecido dos terpenos é o d-limoneno, de base cítrica, presente no suco e casca da laranja e limão , extraído por destilação do óleo da laranja. Existem mais de 1.000 monoterpenos, mais de 7.000 sesquiterpenos e mais de 3.000 diterpenos.
Dependendo da família, os óleos voláteis cujos constituintes são na sua maioria os terpenos podem ser encontrados em estruturas secretoras especializadas, tais como em pelos glandulares, células parenquimáticas diferenciadas, canais oleíferos ou em bolsas lisígenas. Estes óleos podem estar estocados em certos órgãos, como nas flores, folhas ou ainda nas cascas dos caules, madeiras, raízes, rizomas, frutos ou sementes. Embora todos os órgãos de uma planta possam acumular óleos, sua composição pode variar segundo a localização.
Portanto os terpenos são constituintes naturais dos óleos e podem ser vendidos separadamente , quando existe uma operação de retificação do óleo, para aumento / concentração do teor do componente principal ou majoritário, isolando demais componentes , como os terpenos, que podem ser vendidos posteriormente , muitas vezes com a possibilidade de uso , com atribuições especificas daquele terpeno.
NOME PRODUTO: ÓLEO ESSENCIAL DE TERPENO DE PINHO
PAÍS DE ORIGEM: BRASIL
Propriedades Organolépticas
APARÊNCIA: Líquido límpido
ODOR: Característico
COR: Incolor
Propriedades Físico-químicas
DENSIDADE (20 ºC) (g/ml): 0,860 - 0,870
ÍND. DE REFRAÇÃO (20 °C): 1,4700 - 1,4760
ÍNDICE DE ACIDEZ (%): Máx 1,00
ÁLCOOIS TERPÊNICOS TOTAIS (GLC): Máx 10,00
ARMAZENAGEM: Manter recipiente bem fechado, armazenado em local fresco e arejado, ao abrigo da luz. Os frascos são apenas refil, sendo indicado a transferência para embalagem de vidro âmbar.
PRAZO VALIDADE: Sob condições normais de armazenagem, 24 meses após fabricação.