- Home
- Óleos Essenciais
- Óleo Essencial Cipreste
Óleo Essencial Cipreste
O Cipreste é uma árvore muito conhecida pela constante presença de suas folhas e galhos formando coroas em enterros.
O seu nome vem do personagem grego cyparissus, aquele que não pôde conseguir consolação depois de acidentalmente matar um veado especial. Ele orou sob grande arrependimento à Apolo que o transformou num cipreste, tendo este então, seu lugar sempre próximo daqueles que sofrem. Daí surgiu a tradição da presença sempre de ciprestes em enterros e cemitérios, como um antigo símbolo de conforto e consolo para a vida após a morte.
Podemos ver seu uso na construção dos sarcófagos das múmias egípcias, pois era considerado imune à putrefação. Também os gregos e Romanos observaram esta sua propriedade conservadora e acrescentaram ao nome da variedade européia o titulo "Cupressus sempervirens" ou, o "cipreste sempre vivo". A árvore é tão resistente que existem espécimes vivos hoje com mais de 1.000 anos de idade.
A variedade de cipreste mais utilizada hoje em dia para obtenção de óleo essencial é o Cupressus sempervirens, ou cipreste europeu. Ele é cultivado pela humanidade desde tempos históricos na região Mediterrânea. Presume-se que sua origem nativa seja a Grécia, Turquia, Tunísia e Líbia. Por outro lado, a existência de subespécies do C. sempervirens (C. atlântica e dupreziana) no norte da África (Algéria e Marrocos), dá origem à idéia de que o cipreste seja nativo ou tenha tido ancestrais nativos da África.
INDICAÇÕES:
Em acne, cistos sebáceos e inflamações purulentas como furúnculos e abscessos é usado puro ou diluído em solução alcoólica entre 5-10%. Nas inflamações funciona ainda melhor se associado ao OE de tomilho vermelho.
Também mostra um resultado apreciável em problemas de hemorroidas (5 gotas numa bacia d?água para banhos). Auxilia no tratamento de vários tipos de micoses e feridas infeccionadas (usar puro no local algumas gotas).
Em inalações auxilia em infecções respiratórias e sinusite infecciosa (com mau cheiro no catarro).
Em massagens ele é útil em dores musculares e como anti-inflamatório (reumatismo e artrite).
Funciona bem também como antioxidante, por isso é aproveitado como um conservante natural para várias formulações (cosméticas e farmacêuticas).
É excelente em shampoos (1-3%) contra seborréia e caspa.
CERTIFICADO DE ANÁLISE
NOME PRODUTO: ÓLEO ESSENCIAL DE CIPRESTE
NOME CIENTÍFICO: Cupressus sempervirens
CAS: 8013-86-3
Propriedades Organolépticas
APARÊNCIA: Líquido
ODOR: Característico
COR: Incolor à amarelo claro
Propriedades Físico-químicas
DENSIDADE (20ºC) (g/ml): 0,850 - 0,890
ÍNDICE DE REFRAÇÃO (20°C): 1,4600 - 1,4820
ARMAZENAGEM: Manter recipiente bem fechado, armazenado em local fresco e arejado, ao abrigo da luz. Os frascos são apenas refil, sendo indicado a transferência para embalagem de vidro âmbar.
PRAZO VALIDADE: Sob condições normais de armazenagem, 36 meses após fabricação.
Obs: Não contém OGM, sem ingredientes de origem animais e não utilizado para teste em animais!